28 de nov de 2011

Querendo ser petit suisse...(é receita, pode vir)

Sabe a pasta de ricota?

Minha sobrinha tem alergia aos corantes artificiais dos alimentos. Basta um iogurte que seja de morango, com os tais, para começar a pipocar a pele...uma tristeza. E ela gosta muito de Danoninho, Chambinho, Batavinho, esses "petits suisses" em potinhos coloridos, voltados para crianças e que adultos também gostam, ora, bolas. Então, numa dessas, pensa daqui, pensa dali, resolvi mexer na pasta de ricota para ver se saía alguma coisa parecida com a tal sobremesa.

Claro, se você digitar no oráculo as expressões "danoninho caseiro" ou "petit suisse caseiro" aparecerá uma pá receitas, basta escolher uma e ser feliz.

Mas voltando à questão: EU queria inventar algo para a sobrinha. Sou tia com orgulho. E achei que essa sobremesa ficou gostosa, um pouco mais densa, mais firme por causa da gelatina. Mas o gosto ficou bom.


Pseudo-Petit-Suisse da tia Bel - v.1
porque vou tentar outra versões

Ingredientes
  • 300g ricota fresca ou light picada - R$ 1,49 aqui na região
  • 200ml leite semidesnatado - R$ 0,35
  • 50ml creme de leite - R$ 0,30 tá, tá, tá, sei que não é light mas é o que tinha em casa
  • 1 pacote de Minha Gelatina dr. Oetker sabor Morango que NÃO CONTÉM CORANTES ARTIFICIAIS - R$ 1,70 é mais caro, eu sei

Modus Operandi
  • aqueça o leite até levantar fervura, novamente avisando que não é para ferver
  • desligue o fogo e misture a gelatina
  • leve ao liquidificador e bata até misturar bem
  • acrescente a ricota picada e o creme de leite e bata até ficar uniforme e cremoso
  • geladeira nele por algumas horas
Uma coisa que eu não fiz: acrescentar pedacinhos de morango...deve ficar muito bom, mas eu não tinha por perto.


Rendimento: uns 500ml (ficou denso, talvez tenha pesado uns 600g) ao custo de R$ 3,84.



A bandeja industrializada de 360g varia entre R$ 2,68 a R$ 4,00 dependendo da marca, do supermercado, aqui na região metropolitana de Porto Alegre.

Óbvio(1) que você pode trocar ingredientes: o creme de leite pelo creme de soja que não tem colesterol,  usar gelatina light...mas depois dessa dos corantes artificiais, procuro comprar a citada mesmo. Algumas receitas pinçadas na internet levam leite condensado para ficar mais doce.

ÓBVIO(2) que a colegha vai comer como se fosse comprado do supermercado, né? Ou seja: como se fosse de potinho pequeno, nada de atulhar o pote de sobremesa e sair devorando, bate na ogra, hehehe!

Óbvio(3) que, após pesquisa na internet, fiquei com muita vontade de provar um petit suisse de verdade.


10 comentários:

  1. hummm...
    Estou indo pro mercado comprar os ingredientes!!
    o difícil vai ser aguentar comer na quantidade adequada... rs

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. NOssa que legal vou tentar fazer para minha filha ela vai adorar...otimo post...bom inicio de semana para vc...bjbjbj

    ResponderExcluir
  3. Bel é td baratinho ai na sua região hein!!
    Nossa aqui no RJ ricota ta R$ 4,00 ou mais, depende do mercado.
    creme de leite R$ 1,60, da mais baratinha!!
    é td muito caro aqui nossa, fiquei chocada com os preços da sua região!!
    Bjs
    Essa receita aqui deve da uns R$ 7,00, por ai !!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu não gosto de danoninhos (vulgo nome francês) :P nem de papinhas nem nada de criança. (E não por esse fato, mas pela consistência molenga)

    Então talvez eu goste desse seu, que ficou mais durinho :)


    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. olha só que bacana, fiquei curiosa pra fazer aqui em casa, se eu fizer eu te conto hehe. beijao

    ResponderExcluir
  6. Bel
    Já te disse que leio todos os seus posts? Às vezes não comento porque leio do iPad rapidinho tomando café logo de manhã e não dá tempo...Mas como eu gosto viu. Que bom humor, que olhar diferenciado que você tem. Deve ser muito divertido viver perto de você. Parabéns por ser assim - coisa rara no mundo de hoje, todo mundo tão carrancudo, voltado para si próprio.
    Uma linda semana para você.
    Beijos,

    P.S - Eu fiquei MORRENDO DE VONTADE de comer Danoninho...Me dá, me dá, me dá...Me dá Danoninho, Danoninho dá...Ô fase boa.

    ResponderExcluir
  7. Olha eu aqui de novo... Estou retribuindo as visitinhas e não podia deixar de passar por aqui novamente e agradecer muito por seus comentários lá no blog!
    Gosto muito de ti e tuas palavras sempre me animam muito!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Hum juntou toda água do mundo na minha boca, deve ter ficado uma delícia e a sobrinha agradece o carinho da Tia Bel!

    Bjos Flor e vou provar a receitinha.

    ResponderExcluir
  9. oieee, nuss q legal! vc mesmo uma excelente tia, ta de parabéns por essa dedicação a sua sobrinha, adorei a receita vou fazer tbm,
    bjss tenha uma ótima semana

    ResponderExcluir

Tempere com seu pitaco: