Compartilho hoje algo que acho muito, muito útil! Já fiz, já usei, recomendo! Estou para fazer de novo. É receita que a culinarista funcional Lidiane Barbosa, que trabalha junto com minha nutricionista Helouse Odebrecht. Ela compartilhou no Facebook, acho sensacional.
O que é? - Um tipo de purê, espessante, massa para preparos. É funcional e nutritiva: "possui alto teor de
amido e baixo teor de açúcares e compostos aromáticos. Os frutos
ainda verdes são ricos em flavonóides, os quais atuam na proteção da
mucosa gástrica, e também apresentam conteúdo significativo de amido
resistente, o qual age no organismo como fibra alimentar. Ou seja tudo
de bom para o nosso intestino. Um excelente PREBIÓTICO utilizado como
alimento pelas bactérias benéficas (probióticos) presentes no nosso
intestino. Como possui baixo índice glicêmico, faz com que a
sua digestão e absorção sejam mais lentas. A quantidade de glicose
liberada no sangue é mais lenta também, contribuindo para a prevenção do desenvolvimento de diabetes e combatendo o acúmulo de gordura corporal. Estudos ainda indicam, que o consumo de amido resistente também ajuda a
reduzir o colesterol ou seja pode também ter uma importante função na
prevenção do desenvolvimento de doenças do coração."
Para que serve? - Pode ser incorporado na
preparação de bolos, massas, biscoitos, vitaminas, sucos, doces, molhos.
Substitui o quê? - Leite condensado, creme de leite, leite, maionese...
Tem gosto de quê? - Não possui gosto, não altera em nada o sabor da receita.
Como faz essa marrrrravilha?
Vamulá, mas antes uma observação muito importante!! "As bananas verdes encontradas em supermercados e
feiras sofrem um processo de aclimatização, são colocadas em um tipo de
estufa para acelerar o processo de amadurecimento. Por isso temos que
utilizar a banana verde retirada do pé e que foi direto para sua
cozinha. Quando aprendi a fazer a BIOMASSA achava que isso seria
impossível, mas não é. Converse com os feirantes e diga o que precisa."
Tá, agora é como faz mesmo:
- "Tire as bananas uma a uma do cacho, cuidando para que esse corte seja bem rente para que nenhuma parte interna sofra contaminação no momento do cozimento. COM CASCA E TUDO, a banana em si, não pode ter contato algum com a água, vai cozinhar dentro da casca.
- Lave uma a uma com água e sabão enxaguando bem.
- Em uma panela de pressão coloque água até a metade, ligue o fogo e deixe essa água ferver.
- Quando estiver fervendo coloque as bananas. Muito importante a água estar fervendo, pois, esse choque térmico faz parte do processo. Tampe a panela, a água deve ser suficiente para deixar as bananas "cobertas", e quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, conte 10 minutos e desligue.
- Deixe que a pressão toda saia naturalmente da panela, não acelere o processo, não abra a panela.
- Destampe a panela e descasque as bananas, cuidado, pois, estarão quentes. Mas terá que ser feito com elas ainda quentes para facilitar o processo. Bata no liqüidificador, se necessário acrescentar água para formar uma pasta e está pronta."
- Obs. da Bel - atualização: cuidado, que esse negócio força o liquidificador, use água. Não tem medida, varia com a "dureza" das bananas. A textura tem que ficar como um purê mole e sem pedaços.
VALIDADE: "3 meses no congelador. Eu costumo congelar em potes de
vidro porções de 200g para utilizar de uma vez quando descongelada. Na geladeira o ideal é consumir em até 3 dias."
ATUALIZAÇÃO - COMO DESCONGELAR: ao deixar fora do freezer, você vai notar que a textura fica um tanto borrachenta. Não se assuste, basta apenas pegar uma panela, "forrar" o fundo com um tantico de água e colocar a ferver com a biomassa. Quando estiver quente, vá amassando com um garfo até virar novamente purê. Fácil, fácil.
ATUALIZAÇÃO - Babado: 300g = 5 cal. É isso mesmo que você leu. Mas não é para sair enfiando a cara e viver só de biomassa olha a dor de barriga, tem que ter alimentação variada. O consumo é:
ATUALIZAÇÃO - COMO DESCONGELAR: ao deixar fora do freezer, você vai notar que a textura fica um tanto borrachenta. Não se assuste, basta apenas pegar uma panela, "forrar" o fundo com um tantico de água e colocar a ferver com a biomassa. Quando estiver quente, vá amassando com um garfo até virar novamente purê. Fácil, fácil.
ATUALIZAÇÃO - Babado: 300g = 5 cal. É isso mesmo que você leu. Mas não é para sair enfiando a cara e viver só de biomassa olha a dor de barriga, tem que ter alimentação variada. O consumo é:
- adulto = máx. 1 xíc/dia
- crianças = máx. 1/2 dia
- bebês = máx. 1 c.chá/dia
PODE SER UTILIZADO QUALQUER TIPO DE BANANA!!
Com essa biomassa, já fiz doce tipo brigadeiro e recheio para bolo. Uma amiga fiz ganache para o bolo de aniversário dos filhos. Não tenho receitas do que fiz pois foi tudo no olho e no sentimento haha, mas posso conseguir a da minha amiga. O primeiro, é a biomassa, achocolatado comum detesto ligh, açúcar mascavo e 1 c.s. de manteiga. Fica muito melhor com açúcar demerara, chocolate amargo ou com chocolate em pó. Sobre adoçante eu não uso, então, não sei. Mais ou menos as quantidades de uma receita de brigadeiro de panela. Quanto ao recheio para bolo, foi a biomassa e chocolate amargo derretido...não lembro se usei côco ralado, só sei que ficou bem bom. Aí, vai da imaginação e da boa vontade de cada.
ATUALIZAÇÃO - Babado: em qualquer receita de bolo, você pode acrescentar 1/2 xíc de biomassa de banana, para deixar mais nutritivo. Não altera gosto da receita, nem estraga a textura.
Aliás, a Lidiane já é convidada especial no blog ParadaGG, da escritora e professora Fabiana Brandes, onde você encontra outras receitas dela!
Conheçam páginas no Facebook:
oi querida, hoje enqto fazia almoço lembrei de vc...mas não consegui encontrar seu blog, não lembrava o nome, fiquei muito feliz qdo vi seu comentário. Olha, eu ontem comprei a banana verde para fazer, e agora fiquei triste pq não é de mercado...risos...vou ver se consigo na feira...encomendar, né? ak tem muita banana verde no mercado, pq como é calor a banana amadurece muito rápido. depois me manda a receita da ricota caseira...me interessei...um beijao...adoro as receitas funcionais da Lidiane...pena que moro longe, adoraria fazer um curso com ela, quem sabe nas férias...bjs
ResponderExcluirAh, usa essas bananas verdes assim mesmo. Eu faço isso, pois aqui ainda não achei quem me trouxesse tirada do pé quase na hora. hehe
ExcluirAhhh, eu já li sobre a biomassa, acho bem interessante, um excelente substituto. Grande beijo, boa semana. Olha que pôr lindoooo estamos tendo, amiga !
ResponderExcluirQue dica bacana! Gostei muito! Obrigada, querida! :)
ResponderExcluirMuito interessante...
ResponderExcluirE semana passada eu tinha tanta banana verde que meu pai me trouxe... Agora já sei o que fazer com as próximas que chegarem. :)
Baaaaaaaah, manda para mim!
ExcluirInteressante!
ResponderExcluirSeu blog é lindo, com cores flutuantes, vibrantes! Se permitir a segurei! abraços
ResponderExcluirai que chique meu nominho aqi... adorei
ResponderExcluirbeijos, voltei pro blog, andei doente
Anda tão sumidinha, Bel... Saudades!
ResponderExcluir20 dias sem internet. Essas empresas de telefonia são todas porcaria.
ExcluirMenina, hoje que eu li esse post kkkkkkkkkk cara de pau, né?
ExcluirAmei essa da biomassa de banana. Vou tentar fazer qlq dia.
Cá entre nós - substitui LEITE CONDENSADO? Tipo... rola um pudim? Bjs
Hahahahaha! Substitui leite condensado em muita coisa, mas pudim, eu não sei...só testando e torcendo para dar certo! Pode até tentar, substituir metade do leite condensado pela mesma quantidade de biomassa para ver.
ExcluirMeeenina,brigadao pela dica! Fiz hj,qnd descasquei elas ainda quentes ficaram meio rosadas,eh assim msm? Sei q adicionei cacsu em po e castanhas e fiz um brigadeiro,maraviiiilhoso! Posso compartilhar no instagram? Obrigada!
ResponderExcluir'Magina, vanessa, pode sim! Apenas inclua a fonte (Lidiane Barbosa). Menina, que legal que você gostou e já testou!!
ExcluirSo tenho agradecimentos por compartilhar essa maravilha! Ja fiz molho bechamel(sem marg nem farinha de trigo).. Pudim de baunilha e de chocolate.. Brigadeiro fake com castanhas! Adooro! Mt obrigada :*
ResponderExcluirTava lendo seu post sobre o patê de presunto e vim pesquisar sobre a biomassa, amanhã vou ver se acho banana verde no supermercado, que é a opção que tenho. Valeu pela dica.
ResponderExcluirBel, ganhei meus cachos pra hoje, vou poder me jogar na aventura! Eu fiquei sem entender se vai com casca e tudo, acho que sim né?
ResponderExcluirSerá que consigo fazer sem pressão?
beijos!
Fulana, que legal!!!!!! Sobre sua pergunta, tem que cozinhar com casca e tudo! E não pode simplesmente arrancar a banana do cacho, tem que cortar com aquele cabinho de ligação. A banana em si, não pode entrar em contato com a água, tem que ficar protegida pela casca completamente.
ExcluirBel! Acabei de fazer! está no congelador! Aplicarei elas nas próximas preparações!
ResponderExcluirBeijo!