22 de mar. de 2013

Receita de pão integral

Foi em outubro do ano passado que finalmente achei a receita com a qual me dei bem: no excelente blog Baú da Vó Eli, já mencionado outras vezes aprendi um monte de coisa lá, inclusive lendo os comentários. A receita é para máquina de pão. Se você tem uma, siga à risca. Se não tem, copie os ingredientes lá...


 
...e siga o modus operandi aqui:
obs.: a medida padrão de xícara é volume de 240ml

"Misture o fermento em metade da farinha, ou seja, 2 xícaras.
Numa tigela, bacia, (...) coloque a água, o sal, o mel, e o azeite misturados e adicione a farinha com o fermento."
Vá misturando. "(...) acrescente o restante da farinha, até atingir 4 xícaras, ou até dar o ponto desejado, o que pode requerer um pouco mais ou um pouco menos que as quatro xícaras mais um quarto." E misturando, amassando, sovando até o ponto desejado. Não deixe a massa ficar completamente solta da mão acrescentando farinha, deixe levemente grudenta. Deixe descansar e crescer por uns 45 min, bem protegida. Eu coloco dentro do forno, coberto com plástico, numa bacia untada com óleo, para não grudar na próxima etapa. Após, dê forma, não precisa amassar, nem sovar, e coloque em uma fôrma de pão, untada com óleo e polvilhada com farinha de milho ou fubá. Pode ser de trigo, mas aquelas são melhores para soltar e limpar, depois. Deixe descansar novamente, protegido e coloque uma bolinha da massa num copo com água e fique de olho. Essa velha técnica da vovó é perfeita. Quando a bolinha de massa subir, ligue o forno a uma temperatura de uns 220 graus e seja feliz. O pão leva cerca de 40min para ficar pronto em meu forno. Quando estiver pronto, desenforme e deixe-o descansar na grelha do forno aberto. Se deixá-lo sobre uma superfície ou dentro da fôrma para esfriar, até não terá tanto problema, mas ele ficará úmido na parte que ficou sem contato com o ar.

Como é só eu quem gosta aqui em casa, assim que esfria, corto em fatias, coloco separadas em uma bandeja e levo ao congelador. Depois de congelado, armazeno em saco plástico e tiro fatia, à medida que preciso. Uns 10 min fora do freezer, a fatia está prontinha para consumo. Eu me delicio; sou super suspeita com integrais.

6 comentários:

  1. olha só.... técnicas que valem à pena, sem duvidas
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie linda hum que adorei a receita aki depois de muito procurar achei um pão integral, mais sou louca pra fazer tb so q ainda nao achei os preparos sabe adorei comi vc congela e uma super dica vou fazer por que aki em casa e so que como tb vou tentar educar meu bb pra gostar dessas coisas rs. Super bj lindo final de semana (^_−)−☆

    ResponderExcluir
  3. pão integral caseiro é bom demais! eu tinha uma receita de pão muito boa que eu fazia lá por meados de 2008, mas perdi o papel :( às vezes eu compro mistura pra pão integral no mercado e faço... tá, não é 100% "caseiro", mas fica bom igual :)

    bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Que legal... tomara que eu goste, pois os pães que geralmente teem a venda eu já enjoei quase todos!!!
    Um beijo e quando puder vem conhecer meu cantinho, ficarei feliz de ter alguém como vc por lá!
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Hum... parece bão! Eu já conhecia esse blog. É muito bom mesmo. Valeu a dica ;-)

    ResponderExcluir
  6. Não adianta que não sou fã de pão integral! Mas tô melhorando!!!! Quem sabe um dia eu tento! Beijoss

    ResponderExcluir

Tempere com seu pitaco: