23 de abr. de 2013

Biomassa sensacional!

Compartilho hoje algo que acho muito, muito útil! Já fiz, já usei, recomendo! Estou para fazer de novo. É receita que a culinarista funcional Lidiane Barbosa, que trabalha junto com minha nutricionista Helouse Odebrecht. Ela compartilhou no Facebook, acho sensacional.




O que é? - Um tipo de purê, espessante, massa para preparos. É funcional e nutritiva: "possui alto teor de amido e baixo teor de açúcares e compostos aromáticos. Os frutos ainda verdes são ricos em flavonóides, os quais atuam na proteção da mucosa gástrica, e também apresentam conteúdo significativo de amido resistente, o qual age no organismo como fibra alimentar. Ou seja tudo de bom para o nosso intestino. Um excelente PREBIÓTICO utilizado como alimento pelas bactérias benéficas (probióticos) presentes no nosso intestino. Como possui baixo índice glicêmico, faz com que a sua digestão e absorção sejam mais lentas. A quantidade de glicose liberada no sangue é mais lenta também, contribuindo para a prevenção do desenvolvimento de diabetes e combatendo o acúmulo de gordura corporal. Estudos ainda indicam, que o consumo de amido resistente também ajuda a reduzir o colesterol ou seja pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração."

Para que serve? - Pode ser incorporado na preparação de bolos, massas, biscoitos, vitaminas, sucos, doces, molhos.
Substitui o quê? - Leite condensado, creme de leite, leite, maionese...
Tem gosto de quê? - Não possui gosto, não altera em nada o sabor da receita.

Como faz essa marrrrravilha?
Vamulá, mas antes uma observação muito importante!! "As bananas verdes encontradas em supermercados e feiras sofrem um processo de aclimatização, são colocadas em um tipo de estufa para acelerar o processo de amadurecimento. Por isso temos que utilizar a banana verde retirada do pé e que foi direto para sua cozinha. Quando aprendi a fazer a BIOMASSA achava que isso seria impossível, mas não é. Converse com os feirantes e diga o que precisa."



Tá, agora é como faz mesmo:
  • "Tire as bananas uma a uma do cacho, cuidando para que esse corte seja bem rente para que nenhuma parte interna sofra contaminação no momento do cozimento. COM CASCA E TUDO, a banana em si, não pode ter contato algum com a água, vai cozinhar dentro da casca.
  • Lave uma a uma com água e sabão enxaguando bem.
  • Em uma panela de pressão coloque água até a metade, ligue o fogo e deixe essa água ferver.
  • Quando estiver fervendo coloque as bananas. Muito importante a água estar fervendo, pois, esse choque térmico faz parte do processo. Tampe a panela, a água deve ser suficiente para deixar as bananas "cobertas", e quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, conte 10 minutos e desligue.
  • Deixe que a pressão toda saia naturalmente da panela, não acelere o processo, não abra a panela.
  • Destampe a panela e descasque as bananas, cuidado, pois, estarão quentes. Mas terá que ser feito com elas ainda quentes para facilitar o processo. Bata no liqüidificador, se necessário acrescentar água para formar uma pasta e está pronta."
  •  Obs. da Bel - atualização: cuidado, que esse negócio força o liquidificador, use água. Não tem medida, varia com a "dureza" das bananas. A textura tem que ficar como um purê mole e sem pedaços.

VALIDADE: "3 meses no congelador. Eu costumo congelar em potes de vidro porções de 200g para utilizar de uma vez quando descongelada. Na geladeira o ideal é consumir em até 3 dias."
ATUALIZAÇÃO - COMO DESCONGELAR: ao deixar fora do freezer, você vai notar que a textura fica um tanto borrachenta. Não se assuste, basta apenas pegar uma panela, "forrar" o fundo com um tantico de água e colocar a ferver com a biomassa. Quando estiver quente, vá amassando com um garfo até virar novamente purê. Fácil, fácil.


ATUALIZAÇÃO - Babado: 300g = 5 cal. É isso mesmo que você leu. Mas não é para sair enfiando a cara e viver só de biomassa olha a dor de barriga, tem que ter alimentação variada. O consumo é:
  • adulto = máx. 1 xíc/dia
  • crianças = máx. 1/2 dia
  • bebês = máx. 1 c.chá/dia

 PODE SER UTILIZADO QUALQUER TIPO DE BANANA!!


Com essa biomassa, já fiz doce tipo brigadeiro e recheio para bolo. Uma amiga fiz ganache para o bolo de aniversário dos filhos. Não tenho receitas do que fiz pois foi tudo no olho e no sentimento haha, mas posso conseguir a da minha amiga. O primeiro, é a biomassa, achocolatado comum detesto ligh, açúcar mascavo e 1 c.s. de manteiga. Fica muito melhor com açúcar demerara, chocolate amargo ou com chocolate em pó. Sobre adoçante eu não uso, então, não sei. Mais ou menos as quantidades de uma receita de brigadeiro de panela. Quanto ao recheio para bolo, foi a biomassa e chocolate amargo derretido...não lembro se usei côco ralado, só sei que ficou bem bom. Aí, vai da imaginação e da boa vontade de cada.




ATUALIZAÇÃO - Babado: em qualquer receita de bolo, você pode acrescentar 1/2 xíc de biomassa de banana, para deixar mais nutritivo. Não altera gosto da receita, nem estraga a textura.
 
Aliás, a Lidiane já é convidada especial no blog ParadaGG, da escritora e professora Fabiana Brandes, onde você encontra outras receitas dela!


Conheçam páginas no Facebook:


20 comentários:

  1. oi querida, hoje enqto fazia almoço lembrei de vc...mas não consegui encontrar seu blog, não lembrava o nome, fiquei muito feliz qdo vi seu comentário. Olha, eu ontem comprei a banana verde para fazer, e agora fiquei triste pq não é de mercado...risos...vou ver se consigo na feira...encomendar, né? ak tem muita banana verde no mercado, pq como é calor a banana amadurece muito rápido. depois me manda a receita da ricota caseira...me interessei...um beijao...adoro as receitas funcionais da Lidiane...pena que moro longe, adoraria fazer um curso com ela, quem sabe nas férias...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, usa essas bananas verdes assim mesmo. Eu faço isso, pois aqui ainda não achei quem me trouxesse tirada do pé quase na hora. hehe

      Excluir
  2. Ahhh, eu já li sobre a biomassa, acho bem interessante, um excelente substituto. Grande beijo, boa semana. Olha que pôr lindoooo estamos tendo, amiga !

    ResponderExcluir
  3. Que dica bacana! Gostei muito! Obrigada, querida! :)

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante...
    E semana passada eu tinha tanta banana verde que meu pai me trouxe... Agora já sei o que fazer com as próximas que chegarem. :)

    ResponderExcluir
  5. Seu blog é lindo, com cores flutuantes, vibrantes! Se permitir a segurei! abraços

    ResponderExcluir
  6. ai que chique meu nominho aqi... adorei
    beijos, voltei pro blog, andei doente

    ResponderExcluir
  7. Anda tão sumidinha, Bel... Saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 20 dias sem internet. Essas empresas de telefonia são todas porcaria.

      Excluir
    2. Menina, hoje que eu li esse post kkkkkkkkkk cara de pau, né?
      Amei essa da biomassa de banana. Vou tentar fazer qlq dia.
      Cá entre nós - substitui LEITE CONDENSADO? Tipo... rola um pudim? Bjs

      Excluir
    3. Hahahahaha! Substitui leite condensado em muita coisa, mas pudim, eu não sei...só testando e torcendo para dar certo! Pode até tentar, substituir metade do leite condensado pela mesma quantidade de biomassa para ver.

      Excluir
  8. Meeenina,brigadao pela dica! Fiz hj,qnd descasquei elas ainda quentes ficaram meio rosadas,eh assim msm? Sei q adicionei cacsu em po e castanhas e fiz um brigadeiro,maraviiiilhoso! Posso compartilhar no instagram? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'Magina, vanessa, pode sim! Apenas inclua a fonte (Lidiane Barbosa). Menina, que legal que você gostou e já testou!!

      Excluir
  9. So tenho agradecimentos por compartilhar essa maravilha! Ja fiz molho bechamel(sem marg nem farinha de trigo).. Pudim de baunilha e de chocolate.. Brigadeiro fake com castanhas! Adooro! Mt obrigada :*

    ResponderExcluir
  10. Tava lendo seu post sobre o patê de presunto e vim pesquisar sobre a biomassa, amanhã vou ver se acho banana verde no supermercado, que é a opção que tenho. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  11. Bel, ganhei meus cachos pra hoje, vou poder me jogar na aventura! Eu fiquei sem entender se vai com casca e tudo, acho que sim né?
    Será que consigo fazer sem pressão?

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fulana, que legal!!!!!! Sobre sua pergunta, tem que cozinhar com casca e tudo! E não pode simplesmente arrancar a banana do cacho, tem que cortar com aquele cabinho de ligação. A banana em si, não pode entrar em contato com a água, tem que ficar protegida pela casca completamente.

      Excluir
  12. Bel! Acabei de fazer! está no congelador! Aplicarei elas nas próximas preparações!

    Beijo!

    ResponderExcluir

Tempere com seu pitaco: