3 de dez. de 2012

Pão de Centeio Quase Integral

Uma obsessão tem sido pegar receita e tentar adaptar ao máximo para integral, funcional o escambau. Tive umas decepções com pão de centeio integral, e acabei deixando de lado. Mas dia desses, folheei uma pequena revista de receitas para pães de liquidificador que tenho, e resolvi testar a que tinha lá. O engraçado ou deprimente, sei lá é que eu fico matutando uns dias, estudando e calculando como vou fazer as trocas. E essa deu muito certo. Um pão cheiroso, macio, que desmancha na boca. Ontem, catei umas cinco cobaias para testar. Aprovado! Pediram receita.

MAS antes de compartilhar, um porém: comecei a acertar meus pães depois que comecei a frequentar o blog Baú da Vó Eli. E trocar ideias com a própria também. Lá, tem muitas dicas, inclusive nos comentários. Tem que fuçar. Anotei muita coisa e coloquei em prática. E estou melhorando. Gosto muito de pão e acho uma arte quem domina fazê-los deliciosamente bem. Segue:


Pão de Centeio Quase Integral
modificada por mim, quem sabe por você também
rendimento: 1 pão de fôrma

Ingredientes
  • 1 ovo
  • 1/2 xíc óleo
  • 1 xíc água morna
  • 1 c.s. açúcar mascavo não pergunte sobre adoçante, não sei como usar
  • 1 1/2 c.s. fermento biológico seco ou 30g de fermento fresco
  • 1/2 c.s. sal marinho
  • 1 xíc farinha de centeio
  • 1 1/2 xíc farinha de trigo refinada aproximadamente
  • 1 xíc xíc farinha de trigo integral
  • óleo para untar

Modus Operandi
Bater no liquidificador: ovo, óleo, água, açúcar e fermento. Adicionar sal e farinha de centeio, batendo até homogeneizar. Transferir para uma tigela, adicionando primeiro a farinha integral aos poucos e depois a farinha refinada, sempre aos poucos, sovando até desgrudar das mãos. Sove por uns 10 min eu quase não sigo isso, vou sentindo o ponto, mas é o que a revista recomenda. Cubra com um pano e deixe descansar por 1h. Depois disso, molde a massa e transfira para uma fôrma de pão untada. Aprendi com a Eli a "enfarinhar" a fôrma com farinha de milho, fica bem mais fácil de soltar e limpar depois. Deixe descansar por uns 40min, protegido. Leve ao forno médio, pré aquecido, por uns 25min ou até dourar.

Para congelar, coisa mais fácil: corte em fatias assim que esfriar e leve para congelar separadas, numa fôrma, tábua, sei lá. Depois só juntar tudo num saco e guardar no congelador. Tirando a fatia uns 15min a 20min antes de comer, ela descongela tranquilamente, mantendo a consistência e o sabor.

Aos poucos, vou tentar chegar a 100% integral.

13 comentários:

  1. Ai amiga ta ai uma coisa que eu não faço, pão! rs

    Mais fico muito atenta em escolher os integrais!

    Beijos e linda semana.

    ResponderExcluir
  2. Ao certo fica delicioso !!! Beijos mil e boa semana !

    ResponderExcluir
  3. O que me falta é paciência... mas uma hora dessas eu tento!!! Pareceu muuuuuuuito bom! E nem posso ouvir falar nisso, já que estou de dieta!!! hehehehehe...
    Beijos e Queijos!

    ResponderExcluir
  4. adorei! teu post me lembrou que faz muito tempo que eu não faço pão integral! uma vez fiz uma torta 100% integral e ficou maravilhosa... agora só tenho que me lembrar onde coloquei a receita, hehe

    ResponderExcluir
  5. Oi Bel
    Já copiei a receita e farei assim que puder!
    ADORO PÃES e mais que isso, adoro fazer.
    Isso muitas vezes é um problema... pq eu faço e como mesmo, rsrs.
    Sábado fiz meia receita e como não tinha farinha integral, substitui uma xícara por farelo de trigo e ficou jóia!

    Quanto ao post anterior, parabéns menina!
    Vc merece e só está colhendo os frutos de uma boa alimentação, equilíbrio e sensatez!
    Parabéns e que continue a baixar o peso até chegar onde vc deseja!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Tu és das minhas nas receitas! Adoro o modus operandi =)

    Bjuss

    ResponderExcluir
  7. Adoro essas trocas, vou visitar o blog da Vó, deve ter muitas dicas por lá.

    ResponderExcluir
  8. que bacana, valeu a dica, eu que gosto de pão acabo tendo uma excelente opção. Beijão

    ResponderExcluir
  9. Uma hora vou tentar! Acho pão caseiro o máximo!!! O cheirinho, a textura, o povo reunido meio cabreiro esperando experimentar pra ver no que deu!!! Rsrsrsrsrsrs Tô levando a receita! Um bjo

    ResponderExcluir
  10. Será que tem como fazer menos?
    Tem uma amiga que está fazendo pão integral direto e ela congela... não me agrada muito essa ideia, mas segundo ela, fica ótimo depois.

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem, só ir fracionando a receita, mantendo a proporção dos ingredientes. No caso do ovo, bata-o bem e use metade do volume na receita. A outra metade, guarde para outra coisa. Eu congelo TODOS os meus pães, pois só eu que como. Não perde a textura, nem o sabor. Fatias descongelam super rápido.

      Excluir
    2. Legal, bom saber... bj

      Excluir
  11. Parece ficar uma delícia!!! Queria ter o dom e saber cozinhar!! kkkkk Beijo!

    ResponderExcluir

Tempere com seu pitaco: