7 de jan. de 2013

Massa de Pastel Integral

Fiquei devendo a massa de outra postagem. Está aí, quem me passou foi a Eli. É fácil, não há o que acrescentar. Até hoje, só fiz metade da receita. Consegui moldar uns canudinhos pequenos, deu uns 50, mas não vou explicar, é trabalhoso, só valeu como experiência e divertimento de estar fazendo um troço diferente e a sensação de estar aprontando uma traquinagem. Quando fiz pastel, deu para uns 35 pequenos, um pouco mais. Tudo ao forno.

Ingredientes
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de álcool
  • 1 colher de sopa de sal
  • +/- 2 copos de água fria até dar ponto

Modus Operandi
Misture todos os ingredientes. A massa deve ficar no ponto em que não grude na mão, nem no cilindro para quem tiver um. Sovar/cilindrar bem. Deixe descansar por +/- 30 minutos não é obrigatório. Abrir e moldar do jeito que quiser. Pode fritar, pode ir ao forno, pincelado com gema. Enfim!

O que eu achei, se é que interessa: não espere nada igual às massas tradicionais de pastel prontas. É mais firme, tem um sabor característico de integral que eu gosto MUITO e causa surpresa nas pessoas, pois, até onde fiquei sabendo, gostaram da massa. Não será o favorito de quem não está interessado no assunto. Mas é diferente. Se vai ficar escandalizada por eu ter escrito acima que pode "fritar", então nem comenta hahahahaha. Não sou de frituras mas também não sou radical.

8 comentários:

  1. Tenho uma afilhada vegan que vai adorar isso! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. gostei da receita...fui ler o outro post para entender melhor...vou experimentar...mas achei estranho o álcool...qq um? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebi a receita assim e também estranhei de primeira, e deve ser somente o álcool líquido (em gel não, hahaha). Procurei na internet e há variações da massa com cachaça e pinga. Li que isso ajuda na crocância. E não fica nenhum gosto. :)

      Excluir
  3. Tri massa :) tum dum psss...
    Gostei! Adoro pastel assado mas até então nunca tentei fazer a massa em casa, ainda mais integral. Faço esfiha e fica um must, como diria minha avó.
    Aliás, deixa eu te perguntar, tu gosta/já comeu/conhece receitas com quinoa?

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nat! Ainda não comi nada com quinoa e não tenho planos para isso, achor caríssima. Eu procuro comprar as coisas mais simples e baratas possíveis.

      Excluir
  4. Ai que maravilha! Ainda ontem falei aqui que estava com vontade de comer pastel. Amo!
    Ah vá...uma vez por semana dá pra incluir uma fritura no cardápio. vamos ser honestos: Tudo que é frito é mais gostoso, fato!
    Eu detesto radicalismos.
    Valeu pela receita!
    beijossss!

    ResponderExcluir
  5. Oi Bel Tudo bom? To hospedando a 6° ediçao do desafio jorge cruise no meu blog da uma olhadinha la depois! Ja qu vc ja foi "comandante uma vez" Huahuahuahuahu... BjaooOoO Deve ser uma delicia essa receitinha heim... depois vou tentar fazer... bjssssss... :)

    ResponderExcluir
  6. Devidamente anotada pra fazer em breve.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir

Tempere com seu pitaco: