30 de set. de 2013

Patê de Sardinha com Biomassa

No sábado, minha igreja fez um encontro com lanche. O tema do lanche era "salgadinhos". Brrrr! Já vou avisando que me comportei. Decidi que levaria sanduíches, aqueles pequenos um sanduíche de pão de fôrma cortado em quatro. Quanto ao pão, tive que comprar convencional; nada de integral para não assustar a turma POR ENQUANTO. Mas o patê, não abri mão, tinha que ser PELO MENOS nutritivo. Aproveitei uma das receitas do curso do Culinária Criativa "Molho de Bacalhau com Pesto de Brócolis", e fiz à minha moda simplificada:



Patê de Sardinha com Biomassa

Ingredientes
  • 2 latas de sardinha em conserva, escorrida
  • 1 xíc de biomassa
  • 2 talos de brócolis
  • 2 tomates pequenos beeeem picadinhos
  • 2 c.s. de fibra de trigo
  • 1 ramo de manjericão
  • 1 ou 2 c.s. de azeite extra-virgem
  • temperos a gosto - sal, salsinha, cebolinha, orégano, pimenta do reino

Modus Operandi
Ferver um pouco de água e cozinhar o brócolis "no susto" ou seja, rapidamente. Bater no liquidificador o conteúdo de uma das latas de sardinha, a biomassa, o brócolis, as folhas de manjericão e o azeite até virar uma pasta. Colocar em um recipiente e misturar com o restante da sardinha, apertando com um garfo, para desmanchar. Adicione a fibra de trigo e os tomates e misture bem. Adicione os temperos, leve por um tempinho à geladeira e deixe descansar para pegar o gosto. Se precisar, acerte o sal. Sirva com torradas, sanduíches etc.

Rendimento
Essa receita deu para rechear dois sacos de 500g de pão de fôrma e sobrou 1/2 xícara. Recheio generoso, certo? Nada de economizar.

Fácil, né? De uma próxima vez, vou fazer com algum peixe cozido e desfiado, nada de conserva. Alguma sugestão de peixe? Bacalhau, não, só se aparecer alguma super promoção de queda vertiginosa de preço ou se for para alguma coisa MUITO especial.

Elogiaram o patê e perguntaram o que tinha nele, porque já estou com uma certa fama de quem não traz prato "normal". Respondi: "Tem certeza que querem saber?" Enxotei as crianças por perto para conversar com mães/tias:  "Vão para lá, pegar mais sanduíche de sardinha, vão." Contei, já pediram receita, querem saber mais da biomassa etc.

14 comentários:

  1. ao menos todos comeram coisinhas saldáveis ahahahaha... ao menos os que comeram a sua receita :P
    beijos e otima semana

    ResponderExcluir
  2. O patê tem toda a cara de ser uma delícia!!! Um dia eu tento :P Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. põe uma foto para a gente! confesso que quando li os ingredientes, pensei: não tem jeito de brócolis com sardinha não brigarem dentro da mesma pasta! mas se todo mundo elogiou, fico feliz de estar enganada (adoro estar enganada e ter uma comida gostosa...rs)

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fulana, além de eu não ter paciência para tirar foto de comida, salvo exceções, não sobrou sanduíche para a foto! Só o resto do patê...vou ver se é fotografável...porque é apenas patê. Quando eu vi a culinarista batendo o brócolis junto com tudo no curso, eu arregalei o olho e ela colocou bem mais brócolis do que essa minha receita. Mas ficou ótimo, eu provei! E, melhor, não foi sal porque o bacalhau já ajudava.

      Excluir
  4. Amiga amei a receita!!!!!
    ja vou anotar para colocar no meu caderninho!!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Arrasou! Continue espalhando a culinária saudável!
    Beijão e ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Mas bahhh, deve ter ficado uma delícia, Bel !!! Beijo carinhoso e boa semaninha.

    ResponderExcluir
  7. que bom que todos apreciam.... fiquei mega feliz por ler isso....
    suas receitas são especiais Bel...
    beijos e lindo dia

    ResponderExcluir
  8. adorei a receita, faça sardinha em casa..."escabeche", meu marido sempre faz em casa...fazer patê...salmão e atum deve ficar bom...algora de cabeça, os peixes que eu lembro parece que fica estranho, mas acho que vale a pena ir testando...anchova tem um sabor muito bom, e cavalinha tb...quem sabe, né? bjão...

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro sardinha, seja em lata, seja feita em casa... como pura!
    Brócolis é outra paixão, mas como com cautela pq não me cai lá muito bem.
    Agora a biomassa, nunca pensei em usar de outra forma a não ser batida com leite ou iogurte. Minhas vitaminas feitas com a biomassa de banana ficam com sabor que lembra coco (fruta, rsrs). Mas gostei bastante da idéia desse patê. Já pensou com umas pimentinhas?? Hummmmm, salivando aqui.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Adoro testar novas receitas! Vou tentar! :)

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante!!! Bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  12. Bel, eu fiz a biomassa hoje e vim ak olhar seu patê, pq coloca fibra de trigo...eu não tenho...dá para fazer sem? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôpa, dá sim! Isso aí, é opcional da minha cabeça, só para dar mais fibra e nutrição à receita.

      Excluir

Tempere com seu pitaco: