18 de jul. de 2012

Coisas que estão me ajudando IX

Um costume que tem me ajudado é ler rótulos. As questões a seguir são escolhas pessoais, nada contra se alguém utiliza ou gosta dos produtos que eu deixei ou procuro deixar de usar. O que não quer dizer que sou 100% só comida saudável. Avisadas as coleghas, seguem os exemplos:

  • Biscoitos e bolachas - mesmo integrais ou lights, levam gordura hidrogenada na composição, fato que me fez diminuir a compra e rebaixá-los à categoria "poucas vezes em minha casa apesar de gostar bastante e ser perdição se estiver no armário". Também parei de consumí-los com margarina, outra que leva gordura hidrogenada, pois é praticamente comer margarina duas vezes. ATUALIZAÇÃO: biscoitos recheados não entram na minha lista há mais tempo ainda.
 
  • Pipoca de microondas - qualquer versão, foi para a categoria "só se for uma emergência". E lá está a gordura hidrogenada inscrita entre os ingredientes. Melhor é a de panela, feita com óleo vegetal. MUITO mais saudável e até recomendável como um bom lanche. COM MODERAÇÃO, claro.

  • Mortadela - leva pele de frango em sua composição. Fiquei sabendo, graças às dicas na página de Facebook da nutricionista. Vez ou outra, marido traz mortadela e, vez ou outra, ia no meu sanduíche. Vinha da padaria, pesada na hora, e nem lembrava de ler embalagem em supermercado. MAS com a informação, comprovei: "Ingredientes: (...) peles de aves". Há algum tempo peguei nojo de pele de frango, consequentemente agora, de mortadela também. A última vez que marido trouxe, usei meu olhar 35, aquele assim, meio de lado, já saindo, indo embora, louco de desprezo. Rebaixado à categoria: "desprezo eterno".

Segue trecho da postagem da nutricionista Helouse Carneiro Odebrecht: "(...) em uma das aulas de supermercado que estava ministrando, fomos ler o rótulo da mortadela e do nuggets de frango...além de todas as coisas horrorosas que possuem como corantes e conservantes artificiais (que aumentam risco de câncer), sódio bombando (risco para hipertensão, doença cardíaca, renal e retenção de líquido) e gordura de péssima qualidade, pasmem, um dos componentes que forma essa massaroca que é o nuggets e a mortadela é PELE DE GALINHA...."


UUUuuuuUUUUUuuuuuiiiiiiii! E ainda bem que não compro nuggets há anos! 



Bão, é isso. Se ajudar alguém, fico contente.
Obs. Para acessar os endereços desta postagem,
é necessário conectar-se ao Facebook.

9 comentários:

  1. Oi Bel!

    Graças a Deus não gosto de mortadela!!! rs

    Pipoca, prefiro a de panela!

    Biscoitos ainda como mais os de sal mesmo, doce e recheado são raridades

    Amo essa interatividade que os blogs nos propiciam!

    Beijos Bel!

    ResponderExcluir
  2. Menina eu vivia comendo nuggets
    Ainda bem que com RA nunca mais comi, agora a mortadela vez ou outra comia sim.
    Eu morro de nojo de pele de galinha.
    Eu que não como mais.
    Muito útil seu post
    bju
    http://mundorohsa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Bel! Muito obrigada pela visita. Sempre que precisar, pode visitar. Tenho outro blog também, pois sou nutricionista, dê uma visitinha: www.alimentosevida.blogspot.com
    Parabéns pelo seu espaço. Está muito organizado e interessante.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Bel...Obrigada pela visita. Adorei seu espaço. É muito organizado e interessante, além de lindo.
    Caso se interesse, tenho outro blog, pois sou nutricionista, o endereço é:
    www.alimentosevida.blogspot.com
    Dê uma passadinha...
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Caraca, meu filho de 1 ano e 8 meses, amo nugget. Ele como muito. Tô me sentindo uma M de mãe.Aff!!!
    Ótima postagem

    ResponderExcluir
  6. Estes produtos industrializados tem bombas de sódio, amiga ...Aqui em casa não tem vez !! Um beijo, obrigada pela presença e carinho.

    ResponderExcluir
  7. Estou me livrando da margarina light, raramente uso. Tenho preferido algum creme de ricota, ou mostarda no sanduíche.

    PS: não vou te contar que aquele sanduíche integral que postei ontem no blog levou *maionese*! :O Eu não gosto de maionese, nunca gostei muito. Pedi para a garçonete não colocar peito de peru (já que não como carne) mas não sabia que tinha maionese nele! Putz :/

    ResponderExcluir
  8. Meu avô sempre me disse que se visse como é feita a mortadela, a salsicha e o patê eu nunca mais comeria!

    Na minha casa há muito tempo não entra biscoito recheado.Coisas que nunca entrou foi pipoca de microondas: fazia na panela até comprar uma ppoqueira elétrica! No início sentia a pipoca "sem gosto", afinal cadê o óleo para o sal grudar??? Hoje eu nao tenho o que reclamar! Ótimo lanchinho para a tarde =) Beijossss

    ResponderExcluir

Tempere com seu pitaco: