17 de fev. de 2012

A história de Lázaro e a angústia de emagrecer


A história de Lázaro é muito bonita.

A Bíblia nos conta que Jesus frequentemente visitava seus grandes amigos, os três irmãos Lázaro, Marta e Maria. Até que um dia, Lázaro adoeceu e suas irmãs mandaram avisar a Jesus, que estava em outra cidade. Ao receber a notícia, Jesus se demorou ainda mais dois dias, porque aquela doença, como Ele mesmo afirmara:
- "(...) não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado".
Então Ele voltou à Judeia, para a casa dos três, mas Lázaro já havia morrido e tinha sido sepultado, havia quatro dias. Marta soube que Jesus estava chegando, saiu ao seu encontro, perto da entrada da aldeia, e deu uma "bronca" nEle:
- "Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido o meu irmão." - a essa bronca, ela acrescenta uma afirmação de fé - "Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá."
Jesus respondeu:
- "Teu irmão há de ressurgir".
- "Eu sei" - replicou Marta - "(...) na ressurreição, no último dia."
Disse-lhe Jesus:
- "EU SOU a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?"
- "Sim Senhor," - respondeu ela - "eu tenho crido que Tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo."
Dito isto, ela voltou para chamar Maria, pois Jesus queria lhe falar. Maria se levantou e depressa foi ao Seu encontro. Algumas pessoas a seguiram, pois achavam que ia chorar no túmulo. Ao ver o Mestre, ela se jogou aos seus pés:
- "Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido."
Ele olhou para ela, para as pessoas, seu coração se agitou por dentro e Ele se comoveu com o choro dela. Pediu para ver onde haviam sepultado Lázaro. E Jesus chorou...então, caminhando em direção ao sepulcro, ordenou:
- "Tirem a pedra!" - pois era uma gruta lacrada com uma pedra.
Marta disse, provavelmente perplexa:
- "Senhor, já cheira mal...ele está morto há quatro dias!"
Jesus respondeu:
- "Não te disse Eu que, se creres, verás a glória de Deus?"
Então tiraram a pedra.
Jesus levantou os olhos aos céus, orou em voz alta, para que todos ouvissem, e clamou mais alto:
- "Lázaro, vem para fora!!"
E veio Lázaro, ainda com toda a mortalha que lhe puseram. Jesus ordenou que o livrassem disso.
Depois dessa, muitos creram nEle. Imagine a alegria das irmãs...


O que tem essa história a ver com a gente querendo emagrecer? Muita coisa. Eu passo pelos blogs e, volta e meia, vejo algumas meninas tristes, angustiadas. Às vezes, é temporário, mas às vezes não. Eu fico triste, tento escrever alguma coisa que ajude. Mas muito, muito mais do que eu, Jesus vê e sabe. E se comove, assim como se comoveu com o choro de Maria. Quando tudo parece perdido, o assunto está morto e enterrado e a vontade é desistir...o Senhor tem o poder de fazer o milagre e trazer o sonho de volta. Eu não passei por grandes tristezas ou angústias em relação ao meu emagrecimento e também não sofri preconceitos como infelizmente muito(a)s sofrem...Tive momentos melancólicos sim, mas não que me colocassem para baixo. Mas o meu problema maior, não era o emagrecimento. Eram outras coisas dentro em mim, que me levavam a comer demais, que me levavam a ter uma satisfação momentânea com esse comportamento. E eu resolvi, antes de tudo, me chegar mais a DEUS, procurá-lo mais, ler mais a Bíblia, orar, ouvir as pregações com mais atenção...até que, de momento em momento, Deus foi me curando algumas coisas, me fazendo olhar com outros olhos alguns aspectos da minha vida. E aí, foi que, a mudança começou. Ele ressuscitou coisas dentro de mim, que eu havia lacrado, deixado morrer! Então o fato de eu querer emagrecer foi, em primeiro lugar, fruto de ter me achegado a Deus. As outras motivações vieram de brinde, digamos assim. Todas sérias mas nenhuma mais fundamental que a comunhão com Ele.

Se você leu tudo até aqui, convido a escutar a música a seguir. Se você tem alguma bronca de música evangélica, esqueça a cantora, o marketing, a performance...fique com a mensagem.

E assim que terminar de ouvir, se sentir vontade ore a Deus.
Aqui vai uma sugestão, caso você não saiba o que orar: "Senhor, estou me sentindo muito triste e angustiado(a). Eu quero essa mudança em mim, do emagrecimento, mas primeiro Te quero em minha vida. Te quero como Meu Senhor e Salvador. E com a Tua ajuda, quero ser uma pessoa melhor, mais saudável, que cuida com carinho do corpo que Tu me deste. Em nome de Jesus, amém."



Se quiser ler a história na Bíblia: João 11.1-45

23 comentários:

  1. Que TUDO.
    Tenha um bom feriado, sua linda’
    Cheirinho!
    @Haylla_bsb

    ResponderExcluir
  2. Bel, Deus sempre foi e é fundamental em td na minha vida, td é por ele e para ele...nos meus momentos mais difíceis é aos pés dele que choro, e nos mais alegres aos pés dele agradeço.
    Esse assunto é muito complicado, gera muito ti ti ti, vc sabe né?
    Quando se trata de Deus o povo gosta de um rebuliço.
    A sua mensagem foi perfeita, pois ñ se tratou de religião e sim de Deus, mesmo quem ñ é protestante como nós, vai se sentir revigorada com essa passagem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Mulher isso foi direto pra mim!!!
    Amei o texto e a sua interpretação à angústia e o desespero de muitas relacionados ao emagrecimento, principalmente pra mim que passei por algo que me derrubou e tu sabe!
    Obrigada pela mensagem! Me tocou bastante!


    Tem recadinho pra vc no blog!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Bel! Esta história é mesmo mto linda, seu comentário e testemunho foi de coração aberto, deu pra perceber. Deus é maravilhoso, ele é quem me fortalesse nos momentos de angustia, tristeza, devemos sempre orar,rezar, agradecer e humildemente pedir que ele atende nossas preces.
    Pena q não consegui ver o vídeo com a música...

    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. ai amiga, palavras de sabedoria e salvação. Obrigada.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. ah, dorei a nova foto, LINDA!!!!

    ResponderExcluir
  7. Que lindo Bel! A maior força vem de Deus... nós lutamos com ele do nosso lado!

    Amei o seu post de hoje! beijo

    ResponderExcluir
  8. Bel
    Adoro seus posts. Voce e sempre tao alegre, positiva. Parabens por ser assim. Como sempre faco, vim aqui dar uma espiadinha e me emocionei demais com este post, a mensagem, a historia de Lazaro. Quando a grnte ta precisando ouvir (ou ser ouvido por alguem) a gente sempre acha que aquilo foi escrito especialmente pra gente ne? Estou chorando de emocao. Meus "problemas" nao estao relacionados neste momento ao emagrecimento, mas a mensagem se encaixou perfeitamente. Eu preciso crer e deixar que Jesus me ajude a me reencontrar... A ser feliz, a tirar de dentro da gruta o que de melhor ha em mim. E preciso muito dele tambem para me ajudar a ser alguem melhor, desfocar daquilo que me faz mal. Eu me sinto muuuuuito sozinha neste momento e acho que so Jesus mesmo para me amparar. Obrigada de coracao por ser preocupar em levar a esperanca as pessoas. Que Deus te abencoe. Beijos. Ie

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Sempre gostei dos seus posts e também, dos comentários... Eu tô lavada em lágrimas... me emocionou a mensagem, a música (que habitualmente ouço). Eu estou enterrada em problemas, o mais grave deles, eu nunca cogitei ter, mas... Eu tinha me afastado muito de Deus, eu preciso crer mais e deixar que Jesus me transforme.
    Faço minhas, as palavras da Ieda: "A ser feliz, a tirar de dentro da gruta o que há de melhor em mim. E preciso muito dele também para me ajudar a ser alguém melhor, desfocar daquilo que me faz mal. Eu me sinto, eu estou muuuuuito sozinha neste momento e só Jesus mesmo para me amparar, me consolar, me socorrer".
    Obrigada... Deus te abençoe e ilumine, sempre.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  10. Bel, que gesto foi esse? Você fez o dia de muita gente - ou pelo menos o meu - mais completo, mais esperançoso, mais luminoso. Enfim, a perfeição de tudo isso é que foi Deus quem usou você para escrever essas linhas tão felizes.

    Eu não sou evangélica, mas o convite para uma música tão cheia de graça foi e sempre vai ser bem-vindo!

    Com o perdão à RA, você é um doce!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Adoramos sua visita no nosso blog..e adoramos o seu...tem selinho pra vc la linda...espero q goste, espero t encontrar muitas vezes lá...bjoks

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adorei teu blog.
    também criei um blog para meu ajudar no processo de emagrecimento, e trocar informações com pessoas que como eu estão querendo emagrecer.

    Me segue lá, pra me ajudar e me dar incentivo nesse projeto: http://diario-de-gordinha.blogspot.com/

    E já estou te seguindo!!

    beijoss

    ResponderExcluir
  13. ADOREII desde os primórdios o emagrecimento é sofrido é???? kkkkk jA TO SEGUINDOOOOOOO
    passa no meu tbm, se possivel me segue ;) http://prontofaleitoleve.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá Bel, ainda lembra de mim?....kkkk....Há séculos não cuido do meu blog, mas minha RA tenho tentado manter. Enfim, amiga, você teve uma estratégia que com certeza veio do coração de Deus, continue sendo usada para levar Jesus a todos ao seu redor inclusive no mundo virtual. Deus quer usar você em todas as circunstâncias.

    Beijãoooooooooooo
    Jesus ama você!

    ResponderExcluir
  15. Ola, adorei sua postagem!!!
    esta passagem de lazaro e muito forte e no remete a amizade ambos tinham e a confiança depositada em Cristo... tbm devemos ter esta msm confiança para alcançarmos nossos objetivos no emagrecimento!!!

    bjs light

    vou add la!!
    qdo puder visita meu cantinho... lhe aguardo!!

    ResponderExcluir
  16. Belzinha, me inspiro em você e em sua sabedoria. Eu não vou mais postar no blog provisoriamente mas sempre virei aqui te visitar e me encher desse seu amor e sabedoria.
    Eu tenho me aproximado de Deus e sentido todo o poder Dele na minha vida, é emocionante!
    Adorei a história do short do post anterior.
    Beijos - Pollyanna

    ResponderExcluir
  17. Oi amiga, te encontrei no blog da Vivi, eu amei, vou participar do programa para emagrecer este ano, venha me visitar e vamos com certeza conseguir alcançar nossa meta. bjsss

    valartesdigitais.blogspot.com

    Val

    ResponderExcluir
  18. Lindo o seu texto já conhecia a história de Lázaro, mas foi lindo o jeito que vc usou esse texto pra falar de emagrecimento...
    E vc tá certa como diz um versículo da Bíblia:"Buscai primeiro o Reino de Deus e a Sua Justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas!"(Mateus:6-33)

    Tenha um bom feriado...Bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  19. Bel você esta sendo fundamental pra mim,sempre com palavras que toca lá no fundo da minha alma,parece que esse post foi feito pra mim,preciso e vou refletir muito mas sobre a minha vida e sobre a minha comunhão com Deus,ele por diversas vezes foi fiel em suas palavras, mesmo eu estando tão distante dele,obrigada pelo carinho e pelas palavras,Deus tem te usado muito.

    ResponderExcluir
  20. Perefito!!! Muito obrigada... Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  21. Perfeito!!! Muito obrigada...Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  22. Olá boa noite!!!
    Amei sua reportagem. gostaria muito de receber o grãos de kefir.
    como posso adquirir?
    me ajude por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo, tudo bem? Obrigada pelo comentário.
      Na fanpage https://www.facebook.com/KEFIR.alimento.probiotico e no blog http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br/ você encontra instruções para receber grãos de kefir. E, atenção: eles são sempre doados, não é usual alguém vender kefir. Espero ter ajudado.

      Excluir

Tempere com seu pitaco: