2 de mar. de 2012

Bolo para amiga, ladeira acima e a breguice que serviu

Carambolas, a postagem ficou grande. Às favas, vai ficar o final de semana inteiro aí, salvo alguma coisa muito fora de série para vir escrever.


A parte da comida

Quarta-feira, fim de tarde, recebi uma amiga, que veio me ajudar com um trabalho. Preparei lanche com suco de uva integral sem açúcar, pão, queijo, presunto e um bolo de chocolate pequeno. Ela ia deixar o bolo. Fuzilei com uma das sobrancelhas levantadas:

- Ma'queeeeeê!!! Vai fazer desfeita? Fiz o bolo especialmente para você!

Olha o resquício de cabeça de gordinha...ela, magrinha, bonita, come normal e estava satisfeita mea filhaaaa, quero ser assiiiiiiiim. Mas aceitou um pedacinho rindo. E eu? Bom, comi o meu sanduíche com pão integral, suco e um pedacinho de bolo também. Aí, tive que "me aparecer":

- Amiga, nem sabe, a massa desse bolo é mais nutritivo e um pouco mais leve. Engorda um pouquiiiiiiiiiiiiiiiiiiinho menos.

- Você sempre faz alguma coisa diferente nas suas receitas, está muito bom! - ela elogiou. Ficou bom mesmo, marido, que é beeeeem sincero e expressa sempre opinião, comprovou.

Eu até quis repetir, mas como seria a única a fazer isso, fiquei envergonhada e deixei. Quando nos despedimos, mandei 1/4 do bolo embora com ela. Terminei de organizar as coisas e fui à cozinha ratar a delicinha de chocolate...mas percebi que estava completamente sem vontade. BELEZA! Tomei um copo de kefir e fui dormir.

Bem, o bolo ainda está lá, marido e eu comendo com moderação, o bicho ainda não a-ca-bou!

E a massa um pouco mais leve e nutritiva?
Faço quase sempre, anotem se achar interessante:
  • massa: substituí 1/3 da farinha de trigo branca por farinha de centeio integral, geralmente uso aveia em flocos finos; do açúcar que coloco, sempre tiro duas, três c.s. vou  tentar tirar mais gradualmente, até quanto der e não estragar a massa.
  • cobertura: um pudinzinho, para esse bolo pequeno foi 1 xíc. leite semi-desnatado, 1 c.s. cheia de amido de milho e 4 c.s. de achocolatado quem quiser use a versão light e chocolate granulado para não ficar grudento quando se colocar algo em cima para tampar e proteger.

É isso! Espero que gostem.

*****************************************

A parte do exercício

Notei há uns três meses mas esperei para confirmar o que acontece comigo: toda vez que diminuo a atividade física ou mato mesmo aumenta a vontade de comer entre as refeições. Mas quando mando bala, como estou fazendo esta semana, sinto uma satisfação imensa e a comida fica em outro plano. Já cheguei a esquecer lanche.

Falar em satisfação, correr vicia. Tenho corrido estes dias pela manhã só 1,1 km de cada vez depois de fazer os exercícios costumeiros em casa, e ao longo do dia tem me dado vontade de calçar o tênis novamente e sair #aloucadacorridinha. E após ler este post do blog Vida Leve, hoje comecei a correr ladeira, já que tem de graça aqui perto de casa. Uns 150m que cansou bastante, mas comecei. Ufa!!!

E vocês acham que as ruas aqui são direitinhas? Rárárrérro...parece que a gente está praticando Parkour quando se anda pelas "ótimas" calçadas, mas não é isso que vai me impedir de me exercitar. Ainda mais depois de ontem, que conto abaixo:

 *****************************************

A parte da roupa

Hurras!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ontem resolvi experimentar mais umas roupas que estavam na pilha "Não serve" e  serviram!!!!!!!!!! Tudo bem que uma peça, a calça é do tempo que saiu uma moda de calça pescador florida estampa grande, minha gente, mais de 10 anos atrás, mas vou dar um jeito de usar. Fico bregona mas não perco a oportunidade de usar algo que nem chegava aos quadris, de tão apertada! E vou ser bem louca de tirar uma foto e mostrar para vocês, qualquer hora. Poderão rir às turras comigo.

Uia, delícia que é roupa servindo e eu vou parar com o que estou fazendo? Necas, sigo em frente, com vocês junto!! Grama por grama, centímetro por centímetro.

11 comentários:

  1. Um VIVAA aos posts (e comentários) grandes! :) eu adoro!
    Também rolou bolo por aqui hj...minha vó veio nos visitar e trouxe bolo de milho (!!!). Bolo de vó é sacanagem, né! Peguei uma fatia mííínima, só pra provar mesmo - da última vez que me dei ao luxo de comer algo "fora da dieta" (o tal do milkshake), acabei me afundando numa jacada sem fim. Ainda não tenho total controle :)
    Eu sou bem que nem tu! Se fico sem exercícios, é muito mais difícil controlar a boca! Então já sabemos: nada de matar a atividade física, né :D
    AHHHHH, que sensação maravilhosa quando uma roupa volta a servir!! E o melhor é que dá mais forças pra seguir em frente!! Hoje fui comprar umas roupinhas (coisa que não fazia a tempo) e confesso que saí satisfeita da loja - e ainda mais motivada a continuar na luta, melhorando a cada dia.

    beijinhos, Bel! ótimo final de semana!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, você é super pra cima, adorei seu blog, você passa uma energia super positiva! Que bom que as roupas que não serviam, voltarão a servir, acho que isso é um dos maiores premios em emagrecer! Bom final de semana e de preferencia light. Beijos, venha me visitar http://diariofat.zip.net/

    ResponderExcluir
  3. Realmente, não deve existir coisa melhor do que ficar bem em roupas que antes não serviam (eu ainda não tive esse gostinho!Acho que a calça floridona deve ser bonita, fiquei curiosa, coloca a foto aí! bj

    ResponderExcluir
  4. Oi menina, adorei a receita.... vou faze-la...
    Magro come pouco e é feliz ne... vamos chegar neste nivel ainda... eu creio!!!
    to louca pra usar umas roupas q nao estao me servindo tbm!!! parabéns pelo sucesso (isso nos inspira muitooooo)

    q o Eterno te abençoe poderosamente!!

    bjs light e uma semana feliz

    ResponderExcluir
  5. Que bacana, ai menina eu sempre fico devendo a AF, mas vou voltar LOGO! falando em AF, eu vi que vc estava fazendo exercícios com vídeos da net, será que vc pode me passar os links? beijão e bom domingão pra vc

    ResponderExcluir
  6. Esse negócio de nao passar nos quadris dá um desespero....hahahhaah...Mas que coisa boa voltar a servir!

    Linda e poderosa semana pra ti, lindona!!!!!!!!!!!!!!

    Beijocas
    Fer

    ResponderExcluir
  7. Não passar no quadril é a mor-te! Que bom que voltou a servir!

    Tá lindona como SEMPRE!!!!!!!!!!!!!
    Boa semana, flor.

    Beijocas, Fer

    ResponderExcluir
  8. Não passar no quadril é a mor-te! Que bom que voltou a servir!

    Tá lindona como SEMPRE!!!!!!!!!!!!!
    Boa semana, flor.

    Beijocas, Fer

    ResponderExcluir
  9. Oi!!! Adorei seu blog Bel e tbém o nome ( amo manjericão!!!) Tô te seguindo, se puder e quiser, me visite!!! www.amandoserquemsou.blogspot.com
    Bjocas

    ResponderExcluir
  10. bom dia , passei para te desejar uma otima semana bjs

    ResponderExcluir
  11. Amiga, nem te conto, as roupas mais 'antigas' por aqui, não só serviram como ficaram extremamenteeee largas ... um pavor rsrs ... agora é doar, porque ajustar demais nem dá, sabe ? Apertar demais não deu muito certo em várias ... Impressionante a diferença, não é mesmo ?? Grande beijo e obrigada pela doce presença no meu cantinho. Sempre serás bem-vinda !

    ResponderExcluir

Tempere com seu pitaco: