31 de ago de 2011

Dia do Nutricionista, a tal da linhaça

Já cumprimentou o seu(a) Nutri hoje? Segue um link, do portal MSN:
Dia do Nutricionista: eles respondem 20 dúvidas de alimentação


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A linhaça está aí. Só procurar na internet sobre benefícios (meu intestino está indo muito bem, por exemplo), indicações e contra indicações. São dois tipos: a escura ($), mais popular, com gosto acentuado e a dourada ($$), mais mole e suave.

Minha nutri indicou o uso dessa semente. Para aproveitar melhor ela sugeriu usar a farinha da mesma, pois a casca, principalmente da escura, é dura e o nosso organismo não digere, perdendo assim muitos nutrientes. Como ainda não há um consenso sobre se a farinha já processada perde ou não nutrientes, sigo a seguinte orientação:

- 1 colher de sopa por dia, para mim (e de modo geral)

Como aproveitar melhor:

Pasta de Linhaça

Bato no liquidificador umas 4 colheres, passo para um recipiente com tampa e coloco um pouquinho de água para hidratar. Deixo descansar por um período na geladeira (da noite para o dia, por exemplo) e vira uma pasta. Aí, divido mais ou menos a quantidade que devo usar pelos 4 dias com uma espátula e é só consumir. Se consumir de pouco em pouco, em um dia já foi 1 colher de sopa. O gosto ruim, dá para passar por cima, questão de acostumar.


ATENÇÃO 1: Essa pasta, dura no máximo uma semana na geladeira...depois disso estraga.

Exemplos de uso da pasta:
- no pão, e depois passar margarina/patê/requeijão/doce em cima, disfarça bem o gosto;
- colocar um pouco no suco e mexer bem;
- misturar na comida, na sopa;
- misturar no iogurte;
- misturar em banana amassada, outra fruta, com cereal ou mel;
- dar uma de corajosa e glupt, engolir uma colherinha junto com água.

ATENÇÃO 2: o uso excessivo pode provocar dor no estômago, uma vez que ela mexe com o mesmo. Já me foi recomendado cápsula de óleo de linhaça, uma por dia, mas eu só consegui tomar uma, dia sim, dia não, meu estômago não aguentou. Mas isso muda de pessoa para pessoa. Aí, prefiro comprar a semente mesmo e processar.

Cardápio removido. :)

8 comentários:

  1. Dizem que a linhaça é muito bom, eu vi na net óleo de linhaça em cápsula será que tbm é bom?
    Beleza de cardápio.

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  2. É bom sim, a concentração é maior. Eu já tomei sob recomendação médica, mas, como escrevi, não consegui tomar uma por dia, meu estômago ficou dolorido. Então tomei dia sim, dia não até acabar. Agora só uso a semente, não tenho paciência (e $) de ficar comprando sumplemento, vitamina, cápsula, etc. Só por for ultimato médico/nutricional, hehe.

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  3. Eu tomo linhaça também e super recomendo!!! Faz muito bem ao organismo. Ótimo post. Bjo.

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  4. Oi querida, adorei o cardápio..

    Grande beijo!!

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  5. Aaaai, eu consegui incluir a linhaça, finalmente, na minha RA! Tomo logo pela manhã, antes de caminhar com uma fruta ou no suco! Tô me reacostumando!
    Como eu não tenho uma nutri, dê os parabéns a sua! rs
    Bjuus!

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  6. Bel, vc sabe que eu já me acostumei com a linhaça?! Até do gosto ruim dela eu não me incomodo mais! Tudo é questão de costume!

    Beijo!

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  7. oi minha amiga =) e se usar a farinha da linhaça seca mesmo?? a semente precisa ser torrada antes de moer no liquidificador? um beijao

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  8. Oi, Flávia, pode até usar a farinha seca, polvilhando em salada, por exemplo, mas a linhaça é melhor aproveitada se for hidratada. Nunca deve ser torrada, ou cozida, perde as propriedades. Um abraço!

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