8 de ago. de 2012

Orégano, Desafio Jorge Dia 4

 Aí, você olha aquela comida de outro dia, para aquecer no microondas e fica sem ânimo. Dê uma recauchutagem: salpique orégano por cima, pique tomate e coloque em volta e mande para o micro. O calor ativa o sabor e as propriedades desse tempero. Finalize com azeite de oliva extra-virgem. Páprica picante ou pimenta do reino pode ser uma boa pedida. Temperos como manjericão, salsinha e cebolinha, podem ser colocados após sair da máquina, o calor pode deixá-los escuros. Agora, se você vai comentar "não gosto de orégano ou outros temperos", num posso fazer nadis.

Ano passado, fiz uma série de postagens sobre temperos a convite da Marjorie, do blog Um Novo Começo, vou publicar aqui. Segue:

Orégano - maioria das vezes associo com tomate e pizza! Para variar, comecei usando na pizza, gosto muito, aquele cheiro subindo, hum!! E comecei a passar para os molhos com tomate, carne, batatas...enfim. Já foi para sopa também, dá um gostinho especial. Finalize com um fio de azeite extra-virgem quando servido do prato, é um arraso! Certa vez, provei carne moída que uma amiga preparou e perguntei o porque de estar tão saboroso: "Orégano. Eu 'taco a mão no orégano em tudo que faço". Quer ver o que fica bom também? Com queijos brancos, naquela pasta de ricota, por exemplo. Pãozinho integral na chapa ou no forno, com fio de azeite e orégano. Deixe aquecer ao seu gosto, e o aroma deixa a coisa melhor ainda. Há quem acrescente uma pastinha de alho. Saboreie devagar, sinta cada gosto, mastigue tranquila e vai ver que pode ser uma delícia satisfatória, uma simples fatia no lugar de dois pães com margarina comidos rápido. Ué, tem que ter prazer de comer, certo? E o prazer aumenta quanto mais devagar formos. Lembre-se, sinta o aroma. A digestão é acionada a partir daí, sabia? Assim, o alimento é melhor digerido. O orégano é melhor aproveitado no calor e com azeite (esta última informação não consegui comprovar), para liberar seus benefícios.

Resumão da internet - alto nível antioxidante, propriedades anti-bacteriana, que ajuda a preservar alimentos, antiinflamatório, tônico para o aparelho digestivo, auxilia a digestão.


 *************************************


Dia 4 (ontem)

“Se ouvir uma voz dentro da cabeça dizendo: ‘Você não sabe pintar’, pinte de qualquer jeito, e a voz desaparecerá.”
Vincent Van Gogh, artista


“(...) tudo posso naquEle  que me fortalece.”
Paulo na carta aos Filipenses 3.14
Comprovo! Mas tive que me entregar antes, claro.


3hs em 3hs – OK
Água – 3 L
Chá verde, suco desintoxicante
Exercícios – OK
Extras – 1 fatia de bolo de milho após almoço e a pessoa não para de olhar sua barriga ao espelho.

2 comentários:

  1. adoro...... uso oregano em quase todas minhas comidas.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Também gosto muito, acho saboroso ! Um beijo, obrigada por tua presença e carinho.

    ResponderExcluir

Tempere com seu pitaco: