7 de set. de 2011

Comentário, tempero (de novo?)

Comentário da **Vivi** no post passado, sobre a questão dos temperos prontos:
"Oi Bel! Nao sabia disso nao, onde voce leu a reportagem?!
Quais as substancias que sao ruins?
Beijos!"

Boa pergunta! Fiquei devendo a reportagem. Que adianta jogar a informação e não dizer de onde veio? Toma na testa! Li o ano passado, num portal de cardiologia e guardei a informação, mas não o endereço. Até procurei mas não achei. Então vai um resumo do que li e ouvi: os conservantes e produtos químicos nos alimentos, de modo geral, não fazem mal assim de cara. São controlados por lei, seguem pesquisa rigorosa. Mas o consumo excessivo e prolongado pode causar prejuízos, principalmente em pessoas que têm, alergias, problemas cardíacos, hipertensão, entre outras coisas. Como leiga, não guardei o nome dos produtos em si, mencionados na reportagem. A única coisa que eu lembro e presto atenção é à quantidade de sódio (sal) que vem descrita nos rótulos. Portanto, e isso a minha nutri recomenda, melhor é diminuir ou evitar o consumo dos mesmos, uma vez que há muita química. Como escrevi no último parágrafo do meu post anterior, repito aqui: "O grande problema é usar demais. Sal - em qualquer formato - em excesso, faz mal, incha e envelhece."


Aí, aproveitei a questão para diminuir o uso aqui em casa até zerar. Não só temperos prontos, como de outros produtos industrializados (não todos, mas os que não me fazem taaaanta falta assim). Como escrevi antes, foi uma escolha pessoal, para dentro da minha casa. Se eu comer fora, o que não é corriqueiro, também não terei problema algum.


 ***************************

E como eu peguei gosto aos temperos naturais, sejam ervas aromáticas  (folhas frescas ou secas) ou especiarias (partes aromáticas da planta - rebentos, frutos, bagas, raízes ou cascas), azeite, além do sabor diferenciado que dão ao paladar, todos eles têm algumas propriedades que ajudam na saúde. Abaixo fotos dos que eu costumo usar:

 
Majericão: in memoriam!
Semana passada meu pé de manjericão mórreu, quinta geração da mudinha que marido e eu plantamos...bateu as botinhas verdes, não aguentou ou tranco de um quintal de casa em reforma. Tristeza...! Fiz duas mudinhas, mas não aguentaram o frio. Assim que as coisas voltarem ao normal, vou comprar outro pezinho...afinal, é preciso ter sabor nesta vida e manter o nome do blog, hehehehehe!

E você? O que gosta de usar?


Cardápio removido. :)

7 comentários:

  1. Oi Bel!! Obrigadissima pela explicação!! Por mim também usaria tudinhooooo natural, como suas fotos (alias, nao gosta de cebola?), mas estou morando na Alemanha e aqui é tudo mais industrializado... :( daí minha pergunta sobre substancias, porque aí eu poderia checar nas caixinhas, potinhos, etc!! Kkkkk
    Afinal, quem não tem cão caça com gato né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, **Vivi**, agora entendi. Se eu achar mais alguma explicação, aviso. Quanto à cebola, eu gosto, sim. Alguns dos meus pratos levam bastante cebola. É que eu acabo considerando mais comida que tempero, hehehehe!

    ResponderExcluir
  3. Olá, obrigada por sua visita. Adorei seu blog, estarei sempre por aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  4. aah gostei da explicação Bel, realmente tudo que é industrializado a gente tem que ficar com o pé atras e viva os temperos naturais, os meus prediletos são, coentro, cheiro verde, alho e cebelo, os basicos né kkk adorei seu cardapio viu, beeijo grande flor ;)

    ResponderExcluir
  5. Oieee querida adorei o post muito bom mesmo, eu tb to tentando evidar os temperos industrializados eu usava ate o alho ja pronto parei uma que o alimento fica mais gostoso com alho fresco rsrsrs da um pouco mais de trabalho mais so de saber das vantagens isso ja e maravilhoso.
    Menina que do do seu pe de manjericão. é tão bom ter em casa ne eu moro num apartamento dai fica dificil por que a arinha mal cabe a maquina de lavar rsrsrsrs beijossssss.

    ResponderExcluir
  6. Eu tb não uso nenhum tempero industrializado desde que descobri a quantidade de sódio! Vc está certíssima de fazer seus próprios temperos!

    Qualquer dia desses faço um post sobre o tempero da minha mãe!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Aaai! Amo temperos! Amo comida bem temperada!
    Adorei a dica do sal verde, vou fazer ainda!
    O cardápio tá bom, hein?! Incluindo fibras e frutas sempre! Isso aí!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Tempere com seu pitaco: