Está cheio de receita e macete na internet sobre como fazer. Mas esta aqui, peguei no livro que estou lendo, fiz na semana passada. A autora propõe duas receitas de iogurte: uma para quem tem iogurteira e outra para quem não tem (EU \o/). Fácil, mas tem que ter alguma dedicação:
Iogurte feito em casa sem a iogurteira
Ingredientes:
- 1 litro de leite integral ou semidesnatado
- 1/2 iogurte natural (ainda não fiz com desnatado) ou 1 a 2 c.s. de lactobacilos não me perguntem sobre, eu nem sabia que se vendia isso
Acertei a receita para mim, com 1 litro de leite semidesnatado + 1 iogurte desnatado, ficou ótimo.
1. Leve o leite em fogo baixo até as bolhas aparecerem ao redor e o leite querer subir.
2. Coloque o leite quente em uma tigela e espere atingir entre 46 e 43 graus. Isso se tiver um termômetro de cozinha. Caso contrário, a temperatura estará correta se você conseguir manter o dedo no leite quente por 20 segundos. Engraçado mas prático.
3. Coloque o iogurte ou os lactobacilos num pote á parte e acrescente um pouco do leite, misturando muito bem. Devolva à tigela de leite, 1/3 de cada vez, misturando sempre até ficar homogêneo. Certifique-se para saber se está bem misturado, isso é importante.
4. Cubra com um pano ou toalha grossa e mantenha em local aquecido por 6 ou 8 hs, ou a noite inteira. O forno serve, não precisa aquecer. Mas se o clima estiver frio, coloque uma panela de água quente junto, para aumentar a temperatura.
5. Quando estiver pronto, coloque na geladeira por 8hs, antes de servir, deixando na tigela ou dividindo em potes fechados, como quiser.
- 1 iogurte que fiz
- 1/2 limão espremido
- 2 ou 3 bolachinhas maizena, esmigalhadas melhor 1, hehehehe
- junta tudo e mistura
ATUALIZAÇÃO - nov/12:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Tempere com seu pitaco: