4 de nov. de 2011

Um pouco mais sobre o livro

Comentei que voltei a ler "As Mulheres Francesas não Engordam" de Mireille Guiliano. Não é livro de dieta é de mudanças de hábito, com um quê europeu, claro, e não traz novidade além do que os nutricionistas falam. Mas eu estou gostando muito porque me encanta conhecer hábitos culturais e aprender com eles.

RESUMÃO: as francesas não engordam porque sabem comer, e vão, no geral em três refeições diárias. De tudo um pouco (a cozinha delas não é propriamente light), em pequenas porções, com variações de temperos, com qualidade, à mesa, com calma, sem livro, revista, televisão, computador, saboreando tudo, sentindo o gosto de tudo, em pequenas garfadas. Sobremesa? Um pedaço de queijo ou fruta. Os doces são para ocasiões especiais. E sempre tem um pãozinho (opcional) para acompanhar. Não é comum uma francesa sair da refeição com o "bucho cheio", mas sim satisfeita. E se acontecer de comer demais, elas compensam depois, comendo menos ou fazendo uso de alguma sopa desintoxicante (vou postar a receita, com calma!). E nem gostam de se matar em academia.
Continua valendo a questão de pequenas porções, variedade e qualidade em contraponto à cultura estadunidense que valoriza porções grandes, fast food, junk food, comida pronta, congelada, comer muito e quase nada de frutas, verduras e legumes e morrer fazendo exercício. Alguma novidade? Não. Os conselhos de sempre mas sem o jeito de sempre, e sim, com bom humor e glamour. Para ter uma idéia, estou na página 114 e até agora ela nem falou sobre adoçante e produtos light, que bom! O livro traz receitas mas muitos ingredientes não são facilmente encontrados aqui. Como boa brasileira que sou, vou adaptar.

Observações pessoais:
  • conheço algumas pessoas que viajaram para alguns lugares do mundo, os mais variados. Os que foram para os EUA, voltaram mais gordinhos. FATO.
  • nossa cultura está impregnada com a cultura alimentar estadunidense. FATO.
  • a mulher francesa realmente tem boa forma, de maneira geral (eu VI com estes olhos que a terra há de comeeeeeer) FATO.
  • as brasileiras, mesmo gordinhas, são mais bonitas, F-A-T-O!!!!! ENTÃO, mulherada, 'bora descarregar essa balança, para embelezar mais ainda o país!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Em tempo: há também, um livro chamado "Mulheres Japonesas não Envelhecem nem Engordam" do casal Naomi Moriyma e Willian Doyle, lançado dois anos depois do livro da francesa...coincidência, não? Hahaha!

Tenho mais coisas a acrescentar mas paro por aqui, ca'diquê fica extenso e cansativo.

2 comentários:

  1. Hum o livro é bom em amiga!!
    Gostei!
    Este das japonesas parece bom tambem bjks otimo fds

    ResponderExcluir
  2. Nesse mesmo estilo tem tambem o livro: A nao dieta dos franceses" muitoooo bom, vc conhece?
    Bjoks!

    ResponderExcluir

Tempere com seu pitaco: