9 de nov. de 2011

Sopa Mágica de Alho Poró (caldo)

A Ana Paula perguntou se eu sabia alguma receita de alho poró. Pois bem:

Lendo o livro, a autora propõe uma sopa, como truque usado por muitas mulheres de sua região natal na França. A sopa foi "receitada" pelo médico da família para ajudá-la no início do processo de emagrecimento sem sofrimento (isso ocorreu  na década de 60, a autora era pouco mais que adolescente). Esse "prescrição" não deve ser usada sempre mas em determinados momentos. Pelo que vi, é quando a pessoa sente que está precisando dar uma desinchada, desintoxicar o organismo ou precisando emagrecer. O alho poró é um diurético suave, baixo em calorias e muito nutritivo. Allez-nous:

Sopa Mágica de Alho Poró
1 porção para o fim de semana

Ingredientes:
- 2 quilos de alho-poró

Modo de fazer:
"Limpe o alho-poró e lave-o bem para tirar a areia e terra. Corte fora as partes verde-escuras, deixando as partes brancas e as verde-claras. Reserve as verdes extras para o estoque da sopa.
Coloque o alho-poró em uma panela grande e cubra com água. Deixe ferver. reduza o fogo e cozinhe sem tampar por 20 a 30 minutos. Retire o líquido e reserve. Coloque o alho-poró em uma vasilha.
Modo de usar: o suco deve ser bebido (aquecido ou à temperatura ambiente) a cada 2 ou 3 horas, 1 xícara de cada vez. Nas refeições ou sempre que sentir fome, coma o próprio alho-poró, 1/2 xícara de cada vez. tempere com algumas gotas de azeite de oliva extravirgem e com suco de limão. Salpique um pouco de sal epimenta. Se desejar, coloque salsa picada."

Como se deve consumir: segundo a autora, por dois dias, 48hs, onde no jantar do segundo dia, pode-se acrescentar um pequeno pedaço de carne ou peixe (110g), com dois legumes cozidos, manteiga os franceses fazem uso de manteiga em muitas coisas ou azeite e um pedaço de alguma fruta. Ela recomenda isso num sábado até domingo à noite. Mas fica a critério.


OBSERVAÇÕES PESSOAIS: acho que pessoas com problemas de saúde ou sob procedimentos médicos devem perguntar ao seu médico antes de seguir essas 48hs. Pelo que sei, mulheres que estão amamentando não devem seguir. Eu fiz essa sopa, há mais de cinco anos atrás, mas só para jantar, por curiosidade. Tem um sabor adocicado, se não acrescentar alguma coisa. Quem não estiver acostumado pode não gostar.

Dia desses dei uma olhada por aqui, supermercado, mercado, não achei o tal poró. Aliás, TINHA para vender no dia que não fui e a dona disse que era R$7,00 uma maço grande, que nem sei quanto pesa. Achei caro.

2 comentários:

  1. Oi Bel!

    Que bom que a autoestima esta nos trinques!! Assim somos muitooooo mais fortes, encaramos o que vier!!

    Hummmm a sopinha parece otima!!! Masss estou tao sem tempo pra cozinhar.... Kkkkk

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica, mas aqui em Natal é dificil achar o tal do alho poró, quando acha, os olhos da cara!
    mas vou ficar de olho!!!
    Bjocas

    ResponderExcluir

Tempere com seu pitaco: